INTEGRANTES

ALEXIA ELOAR FÉLIX CAVALCANTE é graduada em Letras-Português pela UFPB e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING) na mesma instituição. Tem interesse no diálogo entre Literatura, Cinema e Cultura, pesquisando sobre a Antropologia Literária com ênfase em obras audiovisuais de Animação, levando em consideração, principalmente, as questões sobre a luta por representação relacionadas a gênero, etnias e outras minorias a partir dos discursos dos Movimentos de Resistência.

ALINE DOS SANTOS GOUVEIA é graduanda em Letras-Língua Portuguesa na UFPB. Participa do grupo GEAL (Grupo de Estudos em Antropologia Literária) e desenvolve pesquisas na área de Literatura e Internet, Leituras Literárias e Antropologia Literária com ênfase na experiência estética proporcionada pela literatura.

ALINNE DE MORAIS OLIVEIRA CORDEIRO é graduada em Letras - Língua Portuguesa e atualmente é Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) na linha de Leituras Literárias, ambas pela Universidade Federal da Paraíba. Atua em pesquisas relacionadas à performance, poesia em sala de aula e jogos teatrais. Integrante do Grupo de Estudos em Antropologia Literária (GEAL) e do Grupo de Pesquisa, Estágio, Ensino e Formação Docente (GEEF). É atriz e palhaça.

CRISTINA ROTHIER DUARTE é doutoranda em Letras pelo PPGL-UFPB, Mestra em Letras pela mesma instituição, especialista em Literatura e Ensino pelo IFRN e em Ciências da Linguagem com Ênfase no Ensino da Língua Portuguesa pela UFPB-Virtual, licenciada em Letras Língua Portuguesa pelo IFPB, bacharela em Direito pela UFMT. Participa dos projetos de pesquisa: LEL - Leitura, Ensino de Literatura e Tecnologia na Educação (IFPB) e GEEF - Estágio, Ensino e Formação Docente (UFPB); do PIBIC “Ensino de Literatura: implicações metodológicas na formação docente” (IFPB); e do Projeto de Extensão: “Lúcia Giovanna no mundo da Literatura Infantil”. Trabalha com pesquisas relacionadas à história da Literatura infantil e juvenil brasileira, à formação de professores e ao ensino de Literatura.

DANIELE BATISTA DOMINGUES PONTES é graduada em Letras Inglês e Bacharelado em Psicologia (em andamento), ambos pela Universidade Federal da Paraíba. Possui Especialização em Teoria Cognitivo Comportamental pela Faculdade Cidade Verde.

GIULIA SIQUEIRA GOMES DE CARVALHO é graduanda em Letras - Língua Portuguesa na UFPB, participa do PROLICEN e é professora de inglês.

IRENE MARIA DIAS BANDEIRA é graduada em Letras - Língua Portuguesa pela UFPB. Atualmente cursa Especialização em Neuropsicopedagogia (Descomplica). Desenvolve pesquisas na área de Antropologia Literária com ênfase na experiência estética proporcionada pela literatura.

ISAQUE DA SILVA MORAES é graduado em Letras - Língua Portuguesa, graduando em Jornalismo e mestrando em Letras, pela Universidade Federal da Paraíba. Membro do Grupo de Estudos em Literatura Comparada (GELIC), do Grupo de Pesquisa em Estágio, Ensino e Formação Docente (GEEF) e do Grupo de Estudos em Antropologia Literária (GEAL).

ISRAELA RANA ARAÚJO LACERDA é graduanda em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB; Membro do Grupo de Pesquisa Literatura, Gênero e Psicanálise LIGEPSI/CNPq/UFPB; Membro do Grupo de Estudos em Antropologia Literária GEAL/CNPq/UFPB; Bolsista da Extensão: "Mulheres em cena: protagonismo das mulheres na cultura popular"- (PROEX-UFPB) vinculado ao Núcleo de Documentação e Pesquisa da Cultura Popular (NUPPO); Professora de Linguagens, Redação e Literatura na Extensão Universitária: Cursinho Popular EDUCAUFPB - CCM (PROEX/UFPB); Corretora de Redação do ENEM e outros textos na empresa Imaginie Educação.

JENNIFER ADRIELLE TRAJANO LIMA é mestra no Programa de Pós-Graduação em Letras pela UFPB. Graduada em Letras-Língua Portuguesa também pela UFPB. É professora, escritora e revisora textual. Estuda a literatura e o cinema, com base na Antropologia Literária.

JÉSSICA DE OLIVEIRA GRANDINO é graduanda em Letras-Língua Portuguesa na UFPB. Participa como bolsista do projeto de iniciação científica "O diálogo verbo-visual nas capas da revista Piauí: Uma análise discursiva sobre a mídia e seus efeitos de sentido" e do PROLICEN como voluntária do projeto "Leitura e Produção Textual na Educação Básica: Uma análise discursiva sobre os processos de subjetivação". Membro do grupo de pesquisa "Observatório do Discurso", desenvolvendo pesquisas na área da Análise do Discurso francesa com ênfase na produção de efeitos de sentido através das materialidades discursivas que reafirmam os mecanismos de poder na sociedade.

JOSUEL BELARMINO DE OLIVEIRA é graduando em Letras-Língua Portuguesa na UFPB. Participou como voluntário no projeto Cinestésico (PROBEX) da UFPB e do projeto "Leitura e Produção Textual na Educação Básica: uma análise discursiva sobre os processos de subjetivação" vinculado ao PROLICEN da UFPB. Atualmente participa do Grupo de Estudos em Antropologia Literária.

JOSÉ ETHAM DE LUCENA BARBOSA FILHO é mestrando em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da UFPB. Foi pesquisador voluntário (PIVIC-2020/2021) no projeto "DA SELEÇÃO AO ATO DE LER: OS LIVROS DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO (PNLD/LITERÁRIO 2018 e 2020)"; deu continuidade ao plano de trabalho no projeto "LITERATURA JUVENIL E JOVENS LEITORES NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO (PNLD/LITERÁRIO 2020)" como pesquisador voluntário (PIVIC-2021/2022); foi bolsista-residente no Programa Residência Pedagógica/CAPES. Demonstra interesse nas áreas de Teoria do Efeito Estético, Antropologia literária, Literatura, Teatro e Cinema.

KAYO HENRIKY LIMA DA SILVA é graduado em Letras-Língua Portuguesa e atualmente é mestrando em Letras pelo PPGL/UFPB. Atua como professor de Língua Portuguesa na Escola Corujinha e no Instituto Educacional Maranata. Está vinculado, como pesquisador, ao Grupo de Estudos em Antropologia Literária (GEAL/UFPB/CNPq).

KIMBERLLY IOHHANA DA SILVA é graduada em Letras - Língua Portuguesa e mestranda em Letras, ambas pela UFPB. Desenvolve pesquisas na área de Antropologia Literária com ênfase na experiência estética proporcionada pelos textos literários.

LUANA LUIZA DA SILVA SANTOS é graduanda em Letras Língua Portuguesa - UFPB. Tem experiência como contadora de história para crianças. Possui interesse na Análise do Discurso Francesa e na Antropologia Literária aplicada à música. 

MARIA BETÂNIA PEIXOTO MONTEIRO DA ROCHA é graduada em Comunicação Social (com habilitação em Jornalismo), especialista e mestre em Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é graduanda em Letras no Instituto Federal de Educação da Paraíba e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade Federal da Paraíba.  Atua como pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Estágio, Ensino e Formação Docente (GEEF-UFPB), no Grupo de Estudos em Antropologia Literária (GEAL-UFPB) e no Projeto de Iniciação Científica Ensino de Literatura: implicações metodológicas na formação docente (PIBIC-IFPB). 

MATHEUS MARQUES DE MEDEIROS é graduando em Letras, com habilitação em Língua Francesa, pela Universidade Federal da Paraíba. Desenvolve pesquisas nas áreas de Antropologia Literária, com ênfase na experiência estética proporcionada pela literatura e pelo cinema; e Psicanálise.

NATHALY CRISTINE RAMOS DA SILVA é Mestre em Educação e Linguagem pelo PPGE da Universidade Federal de Pernambuco, especialista em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa pela Faculdade Frasinetti do Recife (FAFIRE) e graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente professora efetiva da rede estadual de Pernambuco (Ensino Médio) e da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes -PE, também exercendo a função de professora com vínculo efetivo (Anos finais do Ensino Fundamental) com experiência na área de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. É membro do Grupo de Estudos em Antroplogia Litéria da Universidade Federal da Paraíba.

RAFAELA CORRÊIA DA COSTA  é graduada em Letras Português e mestranda em Letras, ambas pela UFPB. Durante a graduação, participou de projetos de extensão relacionados à Teoria do Efeito Estético e à Antropologia Literária, utilizando essas perspectivas teóricas para embasar seu trabalho de conclusão de curso (TCC). Interessa-se em pesquisar sobre a aplicação dessas teorias em sala de aula.

REBECA MACHADO DE ALBUQUERQUE é graduada em Letras–Língua Portuguesa na UFPB. Participa como voluntária do projeto “Cinestésico” desenvolvendo pesquisas que promovem a ligação entre cinema e educação com ênfase na valorização do cinema nacional, priorizando produções paraibanas.

REBECA MONTEIRO AYRES DE SOUSA é graduada em Letras-Língua Portuguesa na UFPB. Participa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e desenvolve pesquisas na área de Antropologia Literária com ênfase na experiência estética proporcionada pela literatura.

REBECCA LUIZA DE FIGUEIREDO LÔBO é graduada Letras - Língua Portuguesa e, atualmente, mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) na linha de Leituras Literárias, ambas pela Universidade Federal da Paraíba. 

SARAH KAROLINE ALVES PEREIRA DA SILVA é graduanda em Letras - Língua Portuguesa na UFPB. Participa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e desenvolve pesquisas na área de Antropologia Literária com ênfase na experiência estética proporcionada pela literatura.

TAINÁ SANTOS DE FARIAS é graduanda em Letras-Língua Portuguesa na UFPB. Desenvolve pesquisas na área de Antropologia Literária com ênfase na experiência estética aplicada à literatura.

THÁRCILA ELLEN AIRES BEZERRA é mestra em Letras na área de Literatura, Teoria e Crítica pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2021). Graduada em Letras Português, também pela UFPB (2013-2017). Desenvolve trabalhos na área da Educação, Formação Docente e Antropologia Literária.

VALDIRENE DOS SANTOS LIMA é graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB (2016). Estagiária voluntária (2010-2011) e Estagiária Bolsista (2014-2015) na Biblioteca Central no Centro de Documentação em Literatura Popular do Programa de Pesquisa em Literatura Popular-PPLP. Participa do Grupo de Estudos em Antropologia Literária-GEAL, o qual desenvolve pesquisas analisando a Teoria do Efeito Estético na área de Antropologia Literária. 

VALMIR LUIS SALDANHA DA SILVA é graduado em Letras Português-Italiano, mestre e doutorando em Estudos Literários, pela Unesp-Araraquara. Suas pesquisas voltam-se para a identidade e as emoções que se podem ler nos textos literários.


 

GEAL © 2019  Todos os direitos reservados.