COORDENAÇÃO

FABIANA FERREIRA DA COSTA é professora adjunta II do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba e professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB (Linha de pesquisa Leituras Literárias). Possui Doutorado em Teoria da Literatura (UFPE-2010), Mestrado em Teoria da Literatura (UFPE-2006), Especialização em Formação Profissional e as Novas Tecnologias em Educação (UFPB-2000) e Licenciatura em Letras-Português (UFPB-1998).

LARISSA BRITO DOS SANTOS é doutoranda em Estudos Literários na Universidade Federal do Paraná. Possui mestrado em Leituras Literárias, na área de Literatura, Teoria e Crítica, pela Universidade Federal da Paraíba (2021) e graduação em Letras com habilitação em Língua Portuguesa na mesma universidade (2018). Possui interesse em Teoria Literária, Leituras Literárias, relações entre literatura e antropologia, experiência estética e emancipação via leitura, com ênfase em narrativas contemporâneas.

 

CARMEN SEVILLA GONÇALVES DOS SANTOS concluiu em maio de 2017 pesquisa de pós-doutorado envolvendo as áreas de Antropologia Literária, Literatura e Cinema (UFPE). Possui Doutorado em Letras (Teoria da Literatura) pela Universidade Federal de Pernambuco (2007); Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (1995); Formação em Psicologia Clínica na Abordagem de Análise Bioenergética pela Comunidade-Escola Libertas (2002); Graduação em Licenciatura em Psicologia (1989) e Formação de Psicólogo (1990) pela Universidade Federal da Paraíba. A partir de 2003 dedicou seus estudos de modo exclusivo à Teoria do Efeito Estético, Antropologia Literária e sua interface com o ensino de leitura de ficção, desenvolvendo projetos em pesquisa, ensino e extensão. De 2018 a fevereiro de 2022 lecionou e orientou dissertações e teses pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (CCHLA/UFPB).  Atualmente é professora aposentada do Departamento de Fundamentação da Educação (DFE) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Presta consultoria ao Grupo de Estudos em Antropologia Literária (GEAL), do qual foi fundadora, organiza publicações do referido grupo, estuda a interface Teoria Literária/Literatura e Psicologia nas perspectivas iseriana e vygotskiana, respectivamente. Também atua como psicoterapeuta.  

FERNANDO CÉZAR BEZERRA DE ANDRADE é graduado em Psicologia, Filosofia e Letras. Especialista em Teoria Psicanalítica, mestre e doutor em Educação, atua no Departamento de Fundamentação da Educação e no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UFPB. Colaborador do projeto PROLICEN "A ficcionalização em Cinema para o ensino-aprendizagem da leitura no Ensino Médio: a criação de um roteiro didático metaprocedimental" em todas as suas edições (2014-2019), desenvolve pesquisas na área de Antropologia Literária com ênfase nas relações com a teoria psicanalítica produzida por Jean Laplanche, bem como seus desdobramentos para a humanização em geral e a educação em particular. É professor pesquisador e orientador do GEAL.

RINAH DE ARAÚJO SOUTO é graduada e mestra em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, doutora em Letras pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com título reconhecido no Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora adjunta do curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba e vinculada ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do campus I. Coordenou o projeto de extensão Escrevivências: formação de professoras para uma mediação decolonial de leitura literária. Foi uma das organizadoras da primeira edição do Seminário de Estudos Culturais Afro-brasileiros da UFPB. Atuou como artista educadora no Museu da Cidade de São Paulo e em outras instituições culturais da cidade. É professora pesquisadora e orientadora do GEAL-Grupo de Estudos em Antropologia Literária, da UFPB. Faz parte da Rede CES\Brasil. Áreas de interesse: literaturas de língua portuguesa, literatura infantojuvenil, literatura e ensino, literatura e outras artes, arte/educação, espaço narrado, antropologia literária, estudos pós-coloniais e decoloniais. 

GEAL © 2019  Todos os direitos reservados.